© 2016 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.

Importância dos ODS | Orbe Consultoria Internacional

Atualizado: Jan 18


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são reflexões de expectativas de diversas nações em uma agenda global que tem como objetivo principal auxiliar na prosperidade e igualdade mundial até 2030. O Brasil foi um dos planejadores desses objetivos e concordou e tentar alcançar todas as 169 metas estipuladas pela ONU e pela comunidade internacional. Alguns objetivos definidos são: gestão responsável da água, crescimento econômico sustentável, combate às mudanças climáticas, igualdade de gênero e empoderamento feminino e alguns outros. 


Nesse cenário, esses objetivos são extremamente relevante para conquistar uma gestão governamental mais sustentável, eficiente e menos agressiva uma vez que essa agenda internacional funciona como um guia que deve ser seguido por todos. Na organização de uma cidade, principalmente em municípios, instaurar um gerenciamento baseado nesses objetivos proporciona o fortalecimento de uma cultura de sustentabilidade social, ambiental e também cultural. 


Ao adotar essa metodologia apresentada, os municípios devem construir sua agenda de governo e também às políticas públicas baseada na agenda global, uma vez que os governos locais são peças fundamentais para alcançar às metas e objetivos que foram propostos a nível global. 


Portanto, os ODS tem grande importância uma vez que auxiliam em temas básicos e de caráter interno de um município mas que são cruciais para se atingir o nível internacional de sustentabilidade e desenvolvimento. Os municípios diminuindo as desigualdades internas e fornecendo uma maior qualidade de vida a população por meio de estímulos à agricultura sustentável, educação de qualidade, saneamento básico e água para todos, projetos que auxiliem na diminuição das problemáticas climáticas proporciona a construção de um caminho que a longo prazo chegará a conclusão de todas as metas e objetivos estipulados pela ONU.