top of page
Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Foto do escritorOrbe

Retrospectiva Orbe 2021: O ano de conquistas

2021 foi um ano tão desafiador quanto o ano anterior. Além de mais um ano de pandemia, com aumento de casos e a continuidade do ensino à distância, diversos outros acontecimentos ocorreram nesse ano tão marcante. Por isso, nós da Orbe trazemos no último post do ano, uma retrospectiva de toda nossa trajetória durante 2021 e o que alcançamos nesses 365 dias.


Mas poxa, você caiu de paraquedas aqui, e não sabe quem é a Orbe ou os serviços que oferecemos? Somos uma empresa júnior de Relações Internacionais da Universidade Estadual Paulista, a UNESP, localizada em Franca, e desde 2003 realizamos serviços de consultoria internacional. Se você ficou curioso, clique aqui para conhecer mais dos nossos serviços.


Agora vamos para a nossa retrospectiva :)


1º Trimestre


Começamos 2021 com uma notícia ótima: realizamos o primeiro projeto da história da Orbe entre os projetos Empresarial e Governamental em conjunto, no qual entregamos ao cliente uma pesquisa de Consulados. Além disso, tivemos toda a reestruturação da nossa marca e criamos uma nova identidade visual, com um site repaginado e de cara nova!


Em fevereiro, tivemos o nosso primeiro Processo Seletivo para novos membros, que foi um completo sucesso. Tivemos mais de 50 inscrições e selecionamos candidatos com muito potencial, que se destacaram em várias áreas da empresa.


Em março tivemos a finalização de uma parte de nossa parceria com a ABIMAPI, que gerou muitos frutos à Orbe. Nela, entregamos à associação uma série de Identificações de Mercado, focadas tanto em países da Europa, quanto em países da América Latina.


2º Trimestre


Em abril, logo de início demonstramos um ótimo desempenho no Prospecta Day, sendo a EJ com maior taxa de conversão do NuSC. Além disso, começamos a construção do nosso ICP (Ideal Customer Profile) por meio de uma comissão com membros proativos e engajados. Nossa prospecção de leads passou por um melhoramento, exploramos o âmbito das Startups e aumentamos nossa presença no Linkedin. Por meio de estudos sobre a teoria das cores e das redes sociais, estruturamos uma nova Identidade Visual para a EJ, buscando a atração de clientes e o melhor posicionamento da empresa na internet. Por fim, criamos a Comissão de Inovação, focada nas dores dos clientes e buscando melhorar o desempenho de nossas vendas e prospecção de possíveis clientes. Através dessa comissão desenvolvemos o nosso novo serviço de Análise Logística!


3º Trimestre


Iniciamos o mês de julho com algumas mudanças nas nossas estratégias de Inbound Marketing com o intuito de atrair novos leads tanto em nossas redes sociais quanto através dos posts do blog em nosso site. Entretanto, infelizmente tivemos que dar uma pausa nas campanhas de conteúdo acerca dos nossos serviços do Projeto Governamental pois, durante esse período, a realização de projetos voltados a esta área não teve o retorno esperado.


No mês de agosto iniciamos a aplicação mais prática do nosso ICP (Ideal Customer Profile), dentro do Marketing e do RC. O intuito foi melhorar a conversão de leads a fim de torná-la mais assertiva. Com isso, também realizamos a publicação da nova Campanha do nosso Projeto Empresarial que resultou no recorde de acessos no mês. Infelizmente no mês de agosto ainda estávamos atrás do farol verde de vendas da empresa, porém, essas mudanças contribuíram muito para o sucesso da empresa no final do ano.


Em setembro, o impacto das mudanças realizadas no mês anterior já começaram a ser sentidas. Foi o mês em que o setor de Marketing da Orbe registrou um “BOOM” de acessos no site elevando muito a performance do setor. Além disso, houve o início da setorização do Marketing em três grupos de análise e produção. O resultado adquirido foi o maior engajamento do setor e a dinamicidade das nossas atividades.


4º Trimestre


No mês de outubro nós finalizamos dois projetos, um de Análise Tributária Internacional e um de Contatos Estratégicos, ambos fechados com sucesso. Além disso, mudamos as campanhas com base nos problemas que identificamos em Setembro e tivemos certos desenvolvimentos dentro da nossa Comissão de “Growth”. Por fim, participamos do AVANCE, evento do Núcleo São Carlos e apoiado pela Federação Paulista de Empresas Juniores (FEJESP). Ainda em outubro, conseguimos o título de EJ de Alto Crescimento e atingimos o tão desejado Cluster 2!! De fato, outubro foi um mês INCRÍVEL!!


Já em novembro, tivemos que tomar a decisão de desacelerar nosso setor de Relações Comerciais,muito felizmente por um motivo extremamente positivo, já termos batidos nossas metas e podermos nos dar esse pequeno luxo. Ainda falando sobre o Comercial, desenvolvemos novas comissões internas para aprimorá-lo.


Por fim, em dezembro com este clima de festas, finalizamos alguns projetos, e organizamos o andamento de alguns serviços que serão entregues em janeiro e fevereiro, para que pudéssemos dar espaço para nossas tão merecidas férias. Assim, depois de mais um ano pandêmico e cheio de desafios, progredimos muito como Empresa Júnior.


bottom of page