top of page
Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Foto do escritorOrbe

Saiba quais temas não deixar de fora na sua campanha eleitoral

Atualizado: 18 de fev. de 2021

Se você é candidato ou pretende um cargo executivo municipal, antes de ler este artigo não vai querer perder nossos outros dois artigos que falam tudo sobre eleições municipais, o que é preciso para se candidatar às eleições municipais, envolvendo toda a burocracia envolvida para se candidatar, e claro, o que todo candidato precisa saber para as eleições de 2020, todas a regras para sua campanha e propaganda eleitoral acontecer sem problemas.


No artigo de hoje vamos te apresentar alguns temas importantíssimos para serem abordados na sua campanha eleitoral (e claro, no seu futuro mandato), além de estratégias de comunicação para a campanha de 2020.


Temas que são muito atuais e não podem passar batido se você pretende estar antenado no cenário global atual, nas maiores tendências em políticas públicas e performar a melhor campanha eleitoral.


Saúde Pública frente à COVID-19


O assunto mais falado sem sombra de dúvidas no ano de 2020, o coronavírus tirou muitas vidas e continua afetando a população ao redor do mundo, desde o estilo de vida das pessoas até a gestão de Estados e municípios. Não será um assunto que passará tão rápido assim que virar o ano, portanto, é preciso que os candidatos proponham já em sua campanha formas de enfrentamento à doença e como contribuirá com a saúde pública em seu mandato.


Como a pandemia não acabou ainda, as campanhas eleitorais precisam se reinventar diante dessa nova realidade imposta, e portanto, você terá de inovar nesse sentido e partir para uma abordagem digital. Em tempos de quarentena e isolamento social, a forma de se comunicar com seu eleitor será por meio da internet inevitavelmente se quiser ter sucesso em sua candidatura.


A campanha nas ruas, a realização de comícios é incerta, por isso apostar em uma campanha virtual é uma necessidade ímpar no pleito de 2020. Vale notar que a organização de livemícios está proibida pelo TSE, em decisão proferida no último 28 de agosto, e o candidato que descumprir essa nova norma poderá ser multado.


Sintonia com os ODS


Cada dia mais se fala nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, que consistem em 17 objetivos para a promoção de desenvolvimento humano em diferentes áreas da vida, confira abaixo:




Talvez você esteja se perguntando qual a importância dos ODS, bem, eles tratam de questões básicas que se manifestam global e localmente, como pobreza, saúde, educação, meio ambiente, igualdade de gênero, redução de desigualdades, entre outros temas centrais. Veja como tais questões são de interesse também dos municípios, os ODS abarcam um número de urgências tão grande que seria insensato deixar isso de lado em sua campanha e futuro plano de governo.


Os ODS já são parâmetro consolidado para avaliar o desempenho de políticas públicas e gestão atualmente no mundo todo, você precisa estar em sintonia com essa agenda, ignorar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável hoje em dia é como ignorar o teto da sua casa ruindo, algo inadmissível.


Buscar alianças de OSCs


Para fortalecimento da sua campanha eleitoral é importante entender quais são as Organizações da Sociedade Civil que estão no seu município e têm grande representatividade e poder de ação. As OSCs são das mais variadas e possuem causas específicas, aqui no Brasil são mais conhecidas como ONGs, Organizações Não Governamentais.


Entender as lutas e causas delas e abraçar suas pautas na sua campanha pode ser uma interessante articulação e criação de apoio. Além disso, as OSCs são importantes para a sua cidade como um todo, então buscar alianças entre suas pautas e suas futuras políticas públicas será um acerto em cheio.


Quer descobrir OSCs para criar alianças, confira os Portal do Ipea com o Mapa das Organizações da Sociedade Civil.


Leve as Relações Internacionais para o seu município


Com a interconexão cada vez maior de pessoas, países, culturas e economias ao redor do mundo atualmente, para pensar suas propostas e estar mais atualizado nos assuntos globais é preciso observar o que acontece lá fora e que pode ser trazido para a sua cidade.


Um dos assuntos mais comentados e pesquisados atualmente é a paradiplomacia e relações internacionais em gestão pública, são muito diversas as formas de projetar sua cidade na vitrine internacional e buscar relações/acordos benéficos. Internacionalização, Irmanamento de cidades, são alguns dos temas que envolvem paradiplomacia, ação que ajuda os municípios a conseguirem contatos internacionais e defender seus interesses no ambiente global. Dá uma conferida no link que colocamos nesse parágrafo se quiser entender mais sobre como a paradiplomacia pode impulsionar sua cidade.


Um outro lado da projeção internacional da cidade e gestão desses relacionamentos é a criação de Secretaria de Relações Internacionais no seu município. Essa é uma medida ainda incipiente no Brasil, porém a tendência de se valorizar as Relações Internacionais na gestão pública é cada vez maior.


Existem muitas vantagens em ter uma área de relações internacionais no seu município, confira nesse nosso artigo quais são todas elas, especialmente muitas vantagens econômicas podem surgir dessa medida.


Esperamos que você tenha aprendido com nosso artigo novos temas para não negligenciar e abordagens para sua campanha eleitoral e futuro mandato. Nós da Orbe Consultoria Internacional prestamos serviço justamente nesse sentido para pré-candidatos à vereador e prefeito, os auxiliando com análises locais da cidade, população e outros coeficientes.


Confira o Guia do Candidato e seus 5 benefícios para a sua candidatura, com ele trazemos para você a estratégia para seu sucesso eleitoral!






bottom of page