top of page
Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Foto do escritorOrbe

Expansão do BRICS e impacto nas empresas


Em agosto de 2023 o bloco econômico BRICS - acrônimo para Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - anunciou que entraria em um processo de expansão. Atualmente, o grupo reúne 5 grandes economias em desenvolvimento com o objetivo de promover a cooperação econômica, política e estratégica entre essas nações.


Os líderes desses países se reúnem anualmente em cúpulas para debater temas globais como segurança cibernética, mudança de clima e reforma de instituições financeiras internacionais. Além disso, uma das principais iniciativas do grupo é o Banco de Desenvolvimento do BRICS, que ajuda a financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento dos países membros.


O presidente da África do Sul anunciou na 15ª Cúpula do bloco, que aconteceu em Johanesburgo, que Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Argentina, Egito, Irã e Etiópia foram convidados a participar do grupo como membros plenos a partir de 2024. É importante notar que esses países já haviam demonstrado interesse em participar do bloco.


O impacto nas empresas e nos municípios

A expansão do BRICS pode representar um grande benefício para os municípios e empresas brasileiras, pois, ao integrar a economia brasileira a mais países com contingentes populacionais grandes e com um crescimento econômico notável, são possibilitadas novas oportunidades de negócios, tanto por meio da paradiplomacia no caso dos municípios quanto por contratos internacionais de comércio entre empresas o âmbito internacional.


Outro ponto que leva essa expansão se mostrar benéfica é justamente a maior desdolarização do comércio internacional, pois com uma rede de países mais bem estabelecida e organizada, é possível construir um comércio mais próximo a realidade dos países que estão negociando, já que se adequar aos padrões estabelecidos por países hegemônicos pode causar prejuízos como a adequação a unidades de medidas específicas ou conversão da moeda dos países para o dólar.


Claro que apenas a expansão por si mesma não vai efetuar uma mudança tão exacerbada na realidade das empresas e municípios, por isso é fundamental a boa articulação para lidar com essas mudanças, e junto da Orbe podem ser encontrados diversos serviços que aproximem a sua empresa ou município da conquista de bons resultados através da internacionalização.


Como a Orbe pode te ajudar?


Com todas essas mudanças e expansões nas relações entre os países, a diplomacia também sofre transformações. Documentos e requisitos necessários para viagens, migrações e exportações podem se modificar. Nesse contexto, a "Análise Burocrática" da Orbe se destaca como um serviço que elabora uma lista abrangente de todos os documentos exigidos no país onde sua empresa deseja exportar ou importar. Isso evita quaisquer contratempos no processo de internacionalização da sua empresa.




bottom of page