Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Orbe

Agronegócio Brasileiro: Panoramas da Exportação de Soja

Atualizado: 17 de fev. de 2021

Se você é um pequeno produtor, ou um pequeno fazendeiro nos ramos da agricultura ou da pecuária muitas vezes já deve ter se perguntado o que é o agronegócio? Como participar? Apenas grandes produtores podem fazer parte? Eu posso exportar?


O que é o Agronegócio?

Se você é brasileiro muitas vezes já ouviu o lema “Agro é tech, agro é pop, agro é tudo”. Basicamente quando você analisa esse lema e pega para estudar de perto percebe ele é uma cadeia de atividades de produção e subprodução vinculados na tecnologia e na biotecnologia para alcançar o máximo da produtividade nos setores de agricultura e pecuária.


Também é muito normal a associação de produtos somente in natura, como carne, leite, ovos, grãos. Porém, tudo pode começar in natura, mas a segmentação de produtos vai muito mais além, a partir da agroindústria, ela transforma essas matérias primas em outros produtos, podendo ser frigoríficos, produção têxtil ou alimentícios. Os principais setores são álcool e açúcar, café, grãos (soja), frutas e sucos, carnes e couro, algodão e produtos florestais.


Como dito, o agronegócio é uma cadeia. Ele vai desde os produtores à agroindústria, a bancos que oferecem incentivos aos produtores, a lojas que fornecem equipamentos, a lojas que vão direto ao consumidor ou até mesmo acaba englobando todo o ecossistema que se refere a exportação. O agronegócio é responsável por 33% do Produto Interno Bruto do Brasil(PIB), 42% das exportações totais e 37% dos empregos brasileiros.


Neste artigo, abordaremos a soja, e seu salto incrivelmente positivo para as exportações brasileiras, demonstrando sua importância para o comércio internacional.

Cenário nacional e internacional positivo

Para o ano comercial a safra de soja 2019/2020 foi estimada em 125 milhões de toneladas e as exportações foram estimadas em 75 milhões de toneladas, contra 74 milhões toneladas na safra anterior. Isto tudo, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), afirma que, assim, o Brasil passará os Estados Unidos e ocupará a posição do maior produtor de soja internacional.


Sobre o ano de 2020, de janeiro a maio, o Brasil vem quebrando barreiras quando o assunto é exportação de soja. O país já embarcou 49,725 milhões de toneladas do grão, alta de 36,1% ante o mesmo período de 2019. Para a maior parte dos analistas, a partir do mês de maio o Brasil sentiria a redução nas vendas nas exportações. O mês de maio fechou com vendas de 13,915 milhões de toneladas inferiores às registradas em abril 14,259 milhões de toneladas, entretanto as vendas de maio superaram as expectativas.