A exportação de cosméticos brasileiros: Principais produtos e seus destinos
A área de cosméticos e perfumaria têm crescido muito no Brasil, para além das grandes marcas como da Natura. Pequenas e médias empresas de cosméticos estão tomando seu espaço no mercado brasileiro, mas mais que isso, miram suas vendas para fora do país, buscando a exportação de seus produtos.
Neste artigo vamos falar quais são os produtos de higiene pessoal e cosméticos que o Brasil mais têm exportado, e claro, para quem, quais são os maiores destinos dessas mercadorias. Além de dados sobre a situação do setor no país.
Balança Comercial do Setor
No gráfico abaixo é possível ver que o papel da exportação brasileira vem crescendo com o passar dos anos, mantendo bem seus números mesmo com a pandemia de COVID-19 em 2020. A queda das importações nesse período permitiu inclusive uma balança comercial positiva para o setor.
Já analisando os dados por mil toneladas ao longo da série histórica, vemos que os números da produção brasileira são muito expressivos e ultrapassam o peso das importações nesse aspecto.
Estados brasileiros que mais exportaram em 2020
Segundo dados da ComexStat, os 5 estados/unidades federativas que mais exportaram em 2020, do valor em milhões de dólares americanos FOB, são:
São Paulo (75,9% das exportações)
Amazonas (7,5% das exportações)
Rio de Janeiro (4% das exportações)
Paraná (3,7% das exportações)
Rio Grande do Sul (3% das exportações)
Produtos mais exportados no setor de cosméticos e higiene pessoal
Os insumos com mercado de exportação mais aquecido, segundo análise da ComexStat são os seguintes (nomes segundo a nomenclatura NCM):
Sabonetes
Produtos para cabelo
Preparações e Lâminas de Barbear
Descartáveis
Tissue
Higiene oral
Desodorantes
Observe os gráficos sobre a série histórica para 4 dos melhores insumos para exportar, em US$ em Milhões FOB:
1º - Sabonetes
2º - Produtos para cabelo
3º - Preparações e Lâminas de Barbear
4º - Descartáveis
Bem, quais são então os nossos maiores destinos para exportação no setor? Vamos observar a seguir.
TOP 15 principais destinos da exportação de cosméticos brasileiros
Se olharmos para o fluxo comercial por país, vamos observar que os principais destinos, mais tradicionais, são países vizinhos ao Brasil, países da América Latina, liderando essa lista temos a Argentina e o México. Também temos um fluxo comercial forte para os Estados Unidos, e a crescente participação da Holanda como destino dos cosméticos nacionais é alto notável para o futuro das exportações no setor.
Se pensarmos no destino dos insumos mais importados observados (Sabonetes, Produtos para cabelo, Preparações e Lâminas de Barbear, Descartáveis), os principais destinos parecem se manter:
Sabonetes - 1º Argentina, 2º Colômbia, 3º Chile, 4º Holanda
Produtos para cabelo - 1º Argentina, 2º Colômbia, 3º Chile, 4º Holanda
Preparações e Lâminas de Barbear - 1º Argentina, 2º Colômbia, 3º Chile, 4º Holanda
Descartáveis - 1º Argentina, 2º Colômbia, 3º Chile, 4º Paraguai
Bom, agora que você chegou até aqui, e já está por dentro de todas as atualizações sobre o panorama do mercado de cosméticos brasileiros, gostaria de entender mais sobre exportação para nossos vizinhos na América do Sul? Temos um artigo fresquinho para você com os benefícios de se exportar para o Mercosul.
Fique mais um pouco! Com 17 anos de mercado a Orbe Consultoria Internacional vem se renovando constantemente, confira os outros artigos sobre exportação do nosso blog.
Comments