top of page
Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Foto do escritorOrbe

As principais estratégias para a atração de investimentos internacionais em âmbito municipal.

A atração de investimentos é, por si só, uma tarefa complexa independentemente do âmbito que se encontra, ou seja, tanto no que tange à empresas como municípios, estados ou países, chamar a atenção de investidores exige preparação e pensamento estratégico. Não é atoa que um dos nossos principais atrativos é o Guia do Investidor, pois trata-se de um serviço fundamental para identificar as melhores estratégias para a atração de investimentos.

Ainda, a internacionalização do município pode ocorrer de várias maneiras como, por exemplo, a inserção da cidade em uma rede de cidades ou pelo marketing de cidades. No entanto, é comum que muitos encontrem dificuldades nesse processo e que resultam em problemas sérios para suas empresas ou municípios, por isso não hesite em entrar em contato com a Orbe Consultoria Internacional para ter acesso a um serviço completo para você.


Mas afinal, o que devo fazer para atrair investimentos?


Indo direto ao assunto, você deve estar se perguntando quais seriam as estratégias que devem ser seguidas para o sucesso na atração de investimentos e nós vamos te dar essa resposta.


Uma estratégia eficiente para lidar com esse desafio é adotar um material - como se fosse uma apresentação ou um documento de fácil interpretação - que exponha todas as potencialidades do seu negócio. Nós confiamos tanto nessa abordagem que ela faz parte do nosso portfólio de serviços.


E antes de mais nada, é importante ter em mente quais são os tipos de investimentos que uma cidade pode receber a fim de direcionar sua estratégia de acordo com os seus objetivos e interesses.

  • Nível local: A nível local podemos citar os Programas Estaduais de Incentivo, os Fundos para o Desenvolvimento, as Parcerias Público-Privadas, entre outros que exigem administração exclusiva do setor público.

  • Nível Internacional: Nesse nível ressaltamos duas principais possibilidades, o Investimento Direto Externo (IED) que diz respeito a aquisição de participação no capital social de uma empresa nacional indo diretamente para algum aspecto tangível da cidade, como a construção de uma sede de multinacional no local. A outra possibilidade é o Mercado de Capitais e geralmente visado por aqueles que buscam vantagens a curto prazo. Este tipo de investimento se dá pela compra de títulos de dívida pública e privada, além de pequenas participações acionárias em empresas locais na bolsa de valores, o que pode ser de extrema importância para locais que precisam de uma rápida solução para problemas pontuais que atrapalham o bom funcionamento de suas políticas públicas.


E não para por aí! Existem alguns passos que são fundamentais e que devem ser levantados nesse processo principalmente no que se refere aos municípios, são eles:

  • Por que o município X? O investidor deve ser convencido de que seu município é a melhor opção.

  • Onde investir? Você deve ressaltar os pontos fortes e promissores da região.

  • Como investir? As opções podem ser variadas, logo tome como base o ponto anterior.

  • Quem já investiu? Feedbacks positivos e de sucesso trazem credibilidade e favorecem o networking.

  • Contatos estratégicos para potenciais investidores. Tenha em mãos os contatos promissores para dar continuidade nas negociações.




O próximo passo consiste na coleta de informações do município incluindo aspectos relacionados à:

  1. Infraestrutura

  2. Inovação

  3. Empreendedorismo

  4. Economia

  5. Política

  6. Questões sociais

  7. Reconhecimento ou premições (nacionais ou internacionais).


No caso do Guia do Investidor, nós nos atentamos em definir e estruturar essas potencialidades em uma linguagem mercadológica e de forma planejada onde os pontos negativos do município não se apresentem como um empecilho. Muito pelo contrário, eles podem ser transformados em oportunidades reais para a atração de investimentos. Logo, o ponto crucial é a se atentar as forças e fraquezas pensando nas possibilidades de se tornarem oportunidades de crescimento.

Para mais, não se esqueça de expandir os horizontes e ser ambicioso. A Orbe Consultoria Internacional preza pela maximização de oportunidades e por isso enfatizamos a necessidade de desenvolver nosso Guia no idioma nacional e estrangeiro de acordo com cada demanda.


E aí, se interessou sobre o assunto?


Entre em contato com a Orbe Consultoria Internacional, assim poderemos conversar e entender melhor seu objetivo. Somos uma empresa júnior de Relações Internacionais da Universidade Estadual Paulista, a UNESP, localizada em Franca, e desde 2003 realizamos serviços de consultoria internacional. O nosso objetivo é oferecer os melhores serviços e por essa razão estamos sempre atentos nos processos de atração de investimentos e Internacionalização Municipal ao redor do globo, para que possamos entregar o melhor serviço possível para você!


E se você deseja aprender mais sobre sobre atração de investimentos e marketing de cidades, a Orbe disponibiliza materiais gratuitos para que você tenha as ferramentas necessárias para se dar bem nesse processo. Clique aqui para baixar todos eles.


Ah! E não se esqueça de ficar atento às nossas redes sociais, como o Instagram e LinkedIn! Sempre postamos diversos conteúdos para que você não fique de fora dos principais assuntos relevantes para sua empresa.





Comments


bottom of page