Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Orbe

Como internacionalizar seu município com o marketing de cidades

Atualizado: 18 de fev. de 2021



Agora que você já entende sobre o marketing urbano ou de cidades e também como pensar sua aplicação em tempos de pandemia, a Orbe te ajuda a entender como nosso serviço de internacionalização municipal pode alavancar essa relação!



Nos últimos anos, vem se destacando a preocupação dos municípios com suas projeções mundiais, e muito se deve à globalização que se intensifica e impõe às cidades a urgência de buscar uma diferenciação em meio ao cenário mundial. Projetar uma cidade mundialmente faz parte do interesse em políticas públicas que englobem a atuação internacional dos governos locais, que também está atrelada ao desenvolvimento dos municípios em questão. Esse interesse representa a percepção de que participar de decisões internacionais garante benefícios em diversas esferas, como econômicas, políticas e até culturais.

A atuação internacional via marketing urbano E quais são os principais aspectos da atuação internacional? Podemos dizer que eles se resumem a três dimensões: a política e cooperação internacional, a promoção econômica e o marketing de cidades. Esta última dimensão em especial é utilizada para evidenciar as potencialidades do município perante aos demais, nacionalmente e internacionalmente, uma vez que na atualidade, a elaboração de políticas públicas capazes de proporcionar visibilidade internacional abrange o marketing urbano enquanto poderoso instrumento na gestão pública.


A fim de ampliar a eficiência e inovação da gestão governamental, o marketing urbano traz consigo benefícios econômicos, turísticos, culturais, sociais e políticos. A maior capacidade de desenvolvimento do setor produtivo por meio da atração de investimentos e de turismo externo como resultado da estratégia de marketing impacta diretamente na geração de emprego e renda por exemplo.


Como tornar o município atrativo internacionalmente a partir do marketing de cidades?

Além do benefício econômico, o marketing urbano também fornece benefício cultural, que ocorre por meio da valorização de costumes, tradições e idiomas como forma de fortalecimento da identidade de um povo. Também é válido lembrar da importância da participação em eventos ou premiações internacionais, os quais juntos da promoção da marca da cidade proporciona uma ampla visibilidade do município.