top of page
Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Foto do escritorOrbe

Importância dos ODS | Orbe Consultoria Internacional

Atualizado: 18 de fev. de 2021

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) são reflexões de expectativas de diversas nações em uma agenda global que tem como objetivo principal auxiliar na prosperidade e igualdade mundial até 2030. São 17 no total, com suas respectivas ramificações. Se quiser saber mais, confira o texto já publicado, que explica com mais detalhes sobre os objetivos e dá um bom panorama a cerca do que a ONU pensou ao desenvolver as metas.


Importância das ODSs


Diversos países participaram do planejamento das metas da ONU, entre eles o Brasil, que concordou também em tentar alcançar todas os objetivos estipuladas pela Organização e pela comunidade internacional. Alguns definidos são: gestão responsável da água, crescimento econômico sustentável, combate às mudanças climáticas, igualdade de gênero e empoderamento feminino e alguns outros. 


No mundo que estamos vivendo, esses objetivos são extremamente relevante para conquistar uma gestão governamental mais sustentável, eficiente e menos agressiva uma vez que essa agenda internacional funciona como um guia que deve ser seguido por todos em todas as esferas, desde a federal e estadual, até a municipal. Na organização de uma cidade, principalmente em municípios, instaurar um gerenciamento baseado nesses objetivos proporciona o fortalecimento de uma cultura de sustentabilidade social, ambiental e também cultural,.


Ao adotar essa metodologia apresentada, os municípios devem construir sua agenda de governo e também às políticas públicas baseada na agenda global, uma vez que os governos locais são peças fundamentais para alcançar às metas e objetivos que foram propostos a nível global. 

Portanto, os ODSs tem grande importância uma vez que auxiliam em temas básicos e de caráter interno de um município mas que são cruciais para se atingir o nível internacional de sustentabilidade e desenvolvimento. Os municípios diminuindo as desigualdades internas e fornecendo uma maior qualidade de vida a população por meio de estímulos à agricultura sustentável, educação de qualidade, saneamento básico e água para todos, projetos que auxiliem na diminuição das problemáticas climáticas proporciona a construção de um caminho que a longo prazo chegará a conclusão de todas as metas e objetivos estipulados pela ONU.


É bem claro que a questão municipal tem grande impacto para o futuro de um determinado país, ainda mais com o auxílio das metas da ONU para 2030. Por isso, a Orbe, com quase 20 anos de experiência, auxilia prefeituras em diversos âmbitos, por um preço muito acessível. Ajuda na atração de investimentos, na internacionalização municipal e até na candidatura de prefeitos e vereadores.


Para saber mais, entre em contato gratuitamente e tire suas dúvidas. Podemos ajudar a ampliar seus horizontes.


Fique mais um pouco e confira também outros textos do nosso blog, que está sempre sendo atualizado. Temos o primeiro texto das ODSs e também um que relaciona os Objetivos com a gestão municipal. Aproveite!


Fonte: ONU


bottom of page