top of page
Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Foto do escritorOrbe

Tudo o que você precisa saber sobre seu município para se candidatar

Atualizado: 17 de fev. de 2021

Se você irá participar das eleições municipais de 2020 na posição de candidato, é importante ter em mente que o seu município é o berço da sua candidatura. Ele irá guiar sua campanha e as estratégias para ela, portanto, fica clara a importância de estudar todas as suas características, em quais aspectos pode evoluir, quais são suas fraquezas e suas necessidades.


Conhecer o perfil do seu município satisfatoriamente pode diferenciar um candidato melhor preparado do concorrente. Pensando nisso, a Orbe Consultoria trouxe o que você realmente precisa saber para melhor entender a sua cidade e ter mais chances de sucesso na corrida eleitoral!





Conheça o que define sua cidade em aspectos econômicos


Para dar início a um melhor entendimento da realidade daquele município, é indispensável se ambientar no que diz respeito a aspectos econômicos. Algumas categorias como setores de destaque e a existência de incentivos fiscais são essenciais para esse estudo. O setor industrial é a força do seu município? Se sim, há algum tipo de incentivo do governo para que essas indústrias permaneçam crescendo e se desenvolvendo? A Orbe Consultoria pode te ajudar a buscar entender melhor como se comporta cada setor, tendo em vista a necessidade de conhecer também o setor rural da sua cidade, e como ele vem se manifestando em relação à economia.


Além disso, é igualmente importante buscar os níveis de desemprego municipal, pois isso é tanto um reflexo da economia como também um reflexo para a população afetada. Conhecer as crises fiscais pelas quais o município passou, os níveis de inflação ou os tipos de subsídios direcionados para empresas nele presentes, ajudam a obter uma visão econômica satisfatória da realidade local.


O perfil da sua cidade também é o perfil político


A partir do momento que o seu município é entregue a gestores públicos, automaticamente essa gestão refletirá boa parte da realidade atual da cidade. Por isso, é imprescindível analisar não só seu plano de governo como os projetos que a gestão pública apresenta para algumas secretarias que são de áreas relevantes para o atendimento da população, como educação e saúde. Também é importante considerar o plano diretor local com o intuito de examinar como se encontra o planejamento da cidade.


Esses aspectos políticos são base para estabelecer como a sua cidade está sendo gerida, como ela se posiciona em relação à transparência pública e também entender como o município está se comportando em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, pauta extremamente relevante na atualidade.


Entenda como se encontra a infraestrutura do seu município


A infraestrutura é em grande parte o que atende as necessidades da população. Isso envolve desde necessidades básicas como saneamento básico, distribuição de água e energia, transporte público e número de escolas (públicas e privadas) até dados como quadro imobiliário, pavimentação das ruas, rodovias, ferrovias e aeroportos. Dessa forma, é necessário explorar a situação de cada aspecto e se está atendendo satisfatoriamente os habitantes da cidade. Entender como está a segurança pública da cidade ou qual o número de hospitais e postos de saúde presentes é algo que afeta diretamente o dia a dia dos cidadãos, e com isso, envolve uma adequação estratégica de cada candidatura.


Além disso, é importante lembrar que a partir do exame desses aspectos, o candidato irá se confrontar com diversos nichos interdependentes. Ao estudar quais são as fraquezas do seu município, você irá saber quais são as necessidades dos seus habitantes e o que define o perfil do seu eleitorado. Da mesma forma, observar as fraquezas também significa explorar suas potencialidades, pois entendendo as necessidades da população, sabemos como o município pode se desenvolver e progredir.


Para isso, o candidato pode contar com a ajuda da Orbe, pois enquanto empresa de consultoria sabemos direcionar da melhor forma o entendimento necessário para que a candidatura eleitoral seja um sucesso. Ficou interessado? Fale com um especialista e agende já um diagnóstico gratuito conosco!


Fontes: Politize | Politize



bottom of page